.

.

12 de ago. de 2011

Oficina de Cobertura Colaborativa

Nesta sexta, 12, o Coletivo Arte e Rua promove junto à programação do 1º Festival de Arte Independente uma oficina de #coberturacolaborativa, que acontece em Maringá, no Tribo’s Bar, às 18h. 

Os conceitos de comunicacão colaborativa/participativa remetem aos anos 00, momento em que há a forte popularização da internet, do blog e da colaboração na criação de informações (wiki). Este tipo de comunicação tem como princípios básicos o midialivrismo, a democratização de acesso e a cultura de compartilhamento entre usuários da rede.

Ainda neste terreno, a #coberturacolaborativa se traduz como uma forma de cobertura em tempo real de eventos que permitem diversos olhares, produzindo materiais que são escoados para toda a rede em blogs e redes sociais, como o twitter, por exemplo. Cada vez mais, eventos sobre arte independente de todo o país têm adotado a dinâmica que recebe pessoas interessadas na comunicação como um todo, seja para a produção de textos, fotos, áudios ou vídeos, comumente compartilhados através de software livres e licenciados no Creative Commons.

Nos últimos anos, a #coberturacolaborativa passou não somente a pautar na imprensa alternativa, como ser pauta na grande mídia, além de ser objetivo de estudo na área da comunicação social, devido à intensidade, velocidade e qualidade da produção de seus conteúdos. Seu objetivo é escoar os materiais para a toda a rede, através de múltiplos olhares sobre um mesmo evento que acabam por estimular a produção, acessibilidade e sustentabilidade da cadeia criativa, através do midialivrismo.

Entre os grupos que mais se apropriam dos mecanismos da #coberturacolaborativa está o Circuito Fora do Eixo - uma rede de trabalhos colaborativos que hoje agrega mais de 90 coletivos em todas as regiões do país, além de parceiros e colaboradores, movimentando o cenário cultural alternativo brasileiro.


A oficina vai ser ministrada por Tatiana Oliveira, do Centro Multimídia do Circuito Fora do Eixo e Karine Benatto, comunicadora e integrante da cobertura colaborativa do Coletivo Alona. A inscrição é gratuita. São quatro vagas para o audiovisual (captação e edição de imagens), quatro para fotografia e quatro para produção de texto e redes sociais. Tatiana (@tatita_oliveira) já participou da #coberturacolaborativa de festivais como Demosul (PR), Grito Rock(PR) e Escambo (MG) e ministra oficinas para execução do projeto para interessados em agregar a ideia e levá-la a novos pontos de atuação local.


#comofaz

Para participar da oficina basta preencher ESTE FORMULÁRIO. As inscrições são gratuitas e podem participar estudantes de comunicação social, artes visuais, entre outros interessados em áreas relacionadas à temática. Recomenda-se que os participantes que possuírem equipamentos tais como câmera fotográfica, notebook, entre outros, levem para a oficina para vivenciar na prática as possibilidades de trabalho com a #coberturacolaborativa. A oficina começa às, no Tribu’s Bar, às 18h. São quatro vagas para o audiovisual (captação e edição de imagens), quatro para fotografia e quatro para produção de texto e redes sociais.

Nenhum comentário: