.

.

28 de jun. de 2012

RIO + 171



Dois membros do movimento Occupy invadiram a coletiva de imprensa da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, denunciando que o documento final não representa as vozes que lutam contra a degradação do meio ambiente e a opressão. Membro do Occupy Wall Street, Alexandre Carvalho e integrante do Ocupa Sampa, Maryana Sant'Ana, se infiltraram na coletiva que estava ocorrendo na sala P3-7 e se sentaram próximos aos panelistas aguardando o inicio da coletiva marcada para às 2 horas, que contava com chefes de estado, embaixadores e o alto escalão das Nações Unidas.


Quando um dos membros da mesa começou seu discurso, apontando que a causa da degradação ambiental e a quebra da economia global não era devida aos bancos mas sim proveniente da falta de ação dos governos, os dois ativistas ocuparam a frente do painel, pegaram duas flores que estavam decorando o local, e disseram: "Eles NÃO nos representam! Queremos uma democracia real! Estamos aqui para anunciar um novo tempo; um tempo de imaginação, poesia e sem ecocídio! NÃO AO GENOCÍDIO ENTRE GERAÇÕES!", quando foram retirados a força da sala pela segurança da ONU.
O documento final da Rio+20 foi marcado por uma frustração generalizada, com muitas vozes denunciando a falta de ambição, urgência e comprometimento real com o meio ambiente. Enquanto líderes de estado tiveram um discurso vazio em relação ao documento e as negociações, membros da sociedade civil organizada e ONGs ameaçaram remover seu apoio da declaração final.
"O controle das corporações dentro da ONU está minando as soluções reais provenientes de movimentos sociais de base", diz Sant´Ana. "Vender o capitalismo verde como solução dos problemas ambientais do mundo é uma farsa - a solução consiste em solidariedade internacional, tecnologias de codigo aberto e uma nova consciência mundial."

Contatos: Jogos Revolucionários, #Occupy Wall Street - USA Email: ac3018@nyu.edu | #Ocupa Sampa - São Paulo Email: ocupasampa@riseup.net

Nenhum comentário: