.

.

25 de mar. de 2011

[AÇÃO] Sementeiro auto-organizado na Grécia

Criação de um sementeiro auto-organizado na área do antigo aeroporto de Atenas

O primeiro passo para a criação de um campo urbano auto-organizado foi dado no domingo, 20 de março, por membros da "Iniciativa para um Campo Auto-organizado em Eliniko”.

Eliniko é um imenso território próximo da costa de Atenas, ocupada até poucos anos pelos dois terminais do antigo aeroporto e uma base militar dos Estados Unidos. Em uma parte daquele espaço também foi construído estádios esportivos tendo em vista os Jogos Olímpicos de 2004, mas a maior parte é questionada pelos movimentos de cidadãos que estão relutantes aos projetos do governo no poder de transformá-lo em uma zona urbanizada e com centros comerciais (shoppings) monstruosos. Em uma cidade onde a falta de áreas verdes é evidente e o concreto está espalhado por todos os lados, a criação de um verdadeiro parque contra os interesses capitalistas é de vital importância.

Na área selecionada, os membros da Iniciativa, ajudados por produtores de agricultura biológica de Atica (província de Atenas), realizaram um sementeiro com variedades de sementes tradicionais de plantas locais. O objetivo é criar um campo ecológico na área da zona urbana (não vai ser utilizado nenhum produto químico). O local escolhido no território de Eliniko tem um caráter simbólico, contribuindo para a resistência contra os planos do governo de "uso" do antigo aeroporto de Eliniko

Cerca de 4.000 sementes foram plantadas em caixas especiais. As variedades selecionadas, além de tomates, têm um valor especialmente importante porque são variedades escassas no mercado. Até foram plantadas sementes de melancia preta e melão de inverno! Depois de concluído o processo, as sementes foram regadas e cobertas com plástico. Os resultados do plantio são esperados em uma semana. Um grupo de trabalho ficou encarregado de regar e cuidar das mudas.

Após uma assembléia entre os participantes, foi considerado necessário organizar uma nova reunião na segunda-feira, 28 de março, às 19 horas, no centro cultural do bairro de Eliniko (na antiga base militar dos Estados Unidos). Na reunião de 28 de março serão discutidas as ações que se realizarão a seguir. Uma nova plantação de sementes será realizada no domingo, 3 de abril.

Mais infos, fotos e vídeos:

http://agroselliniko.blogspot.com

Nenhum comentário: