.

.

25 de mar. de 2011

[AÇÃO] Sementeiro auto-organizado na Grécia

Criação de um sementeiro auto-organizado na área do antigo aeroporto de Atenas

O primeiro passo para a criação de um campo urbano auto-organizado foi dado no domingo, 20 de março, por membros da "Iniciativa para um Campo Auto-organizado em Eliniko”.

Eliniko é um imenso território próximo da costa de Atenas, ocupada até poucos anos pelos dois terminais do antigo aeroporto e uma base militar dos Estados Unidos. Em uma parte daquele espaço também foi construído estádios esportivos tendo em vista os Jogos Olímpicos de 2004, mas a maior parte é questionada pelos movimentos de cidadãos que estão relutantes aos projetos do governo no poder de transformá-lo em uma zona urbanizada e com centros comerciais (shoppings) monstruosos. Em uma cidade onde a falta de áreas verdes é evidente e o concreto está espalhado por todos os lados, a criação de um verdadeiro parque contra os interesses capitalistas é de vital importância.

Na área selecionada, os membros da Iniciativa, ajudados por produtores de agricultura biológica de Atica (província de Atenas), realizaram um sementeiro com variedades de sementes tradicionais de plantas locais. O objetivo é criar um campo ecológico na área da zona urbana (não vai ser utilizado nenhum produto químico). O local escolhido no território de Eliniko tem um caráter simbólico, contribuindo para a resistência contra os planos do governo de "uso" do antigo aeroporto de Eliniko

Cerca de 4.000 sementes foram plantadas em caixas especiais. As variedades selecionadas, além de tomates, têm um valor especialmente importante porque são variedades escassas no mercado. Até foram plantadas sementes de melancia preta e melão de inverno! Depois de concluído o processo, as sementes foram regadas e cobertas com plástico. Os resultados do plantio são esperados em uma semana. Um grupo de trabalho ficou encarregado de regar e cuidar das mudas.

Após uma assembléia entre os participantes, foi considerado necessário organizar uma nova reunião na segunda-feira, 28 de março, às 19 horas, no centro cultural do bairro de Eliniko (na antiga base militar dos Estados Unidos). Na reunião de 28 de março serão discutidas as ações que se realizarão a seguir. Uma nova plantação de sementes será realizada no domingo, 3 de abril.

Mais infos, fotos e vídeos:

http://agroselliniko.blogspot.com

17 de mar. de 2011

[VIDEO] Grito.Doc - Episódio 4 - Petrópolis-RJ

Grito.Doc - Episódio 4 - Petrópolis-RJ


O Grito.Doc é a série de documentários do Grito Rock pelas cidades por onde passou.


Veja os outros Episódios no canal do Circuito Fora do Eixo

www.youtube.com/webtvforadoeixo

14 de mar. de 2011

[AÇÃO] Carnaval de Repressão

A Prefeitura(PT) de Fortaleza autorizou o aumento da passagem de ônibus de 1,80 para 2,00 que passou a vigorar no domingo de carnaval e desde então os empresários lucram mais vinte centavos em cima de cada passagem paga.

Mesmo num período desmobilizador o aumento não veio sem resistência. O Forum de Luta Pelo Passe Livre esteve nos shows do aterro da Praia de Iracema fazendo intervenções e levantando suas faixas que foram muito bem aceitas pela população que vaiou o prefeito em exercicio(Acrisio Sena).

Porém na noite da terça feira, no mesmo aterro aterro da Praia de Iracema durante as festividades do carnaval a Guarda Municipal de forma violenta tentou impedir o protesto pacífico feito pelo Forum de Luta Pelo Passe Livre que agrega estudantes da UFC, UECE e outros militantes sociais.

A Guarda Municipal tentou tomar e rasgar a faixa que estava levantada, agrediram com cacetetes e socos, além de covardemente terem jogaram spray de pimenta em várias pessoas.

Apesar disso, conseguiram manter a faixa erguida sob aplausos do público presente na festa, por sua vez, vaiaram e atiraram areia na Guarda Municipal que, tentou de forma truculenta reprimir um protesto legítimo contra o aumento abusivo da passagem em Fortaleza.

Blog do Forum de Luta pelo Passe Livre

8 de mar. de 2011

6 de mar. de 2011

[AÇÃO] 300 Assassinatos ou Legalização


10 de março: Jornada Internacional de Ação em solidariedade com os 300 trabalhadores imigrantes em greve de fome na Grécia

Por favor, publicar, imprimir e divulgar o seguinte texto:

Últimos conselhos de viagem para a Grécia:

É possível que você já tenha ouvido falar que a Grécia é um país bonito para visitar, com deliciosa comida e pessoas muito hospitaleiras. Cuidado: isso não é toda a verdade. A realidade para centenas de milhares de visitantes é completamente diferente. Existe uma ameaça geral de violações dos direitos humanos. Os expatriados e visitantes que cruzam a fronteira grega, podem ser deportados ou transferidos para centros de detenção durante 2-4 meses ou mais. Se ou quando esses visitantes são libertados, são forçados a trabalhar na agricultura, na indústria local, no crime organizado, ou como vendedores ambulantes, sem documentos ou quaisquer outros direitos civis. Os visitantes à Grécia são avisados sobre o abuso, a intolerância, o ódio, a calúnia e a violência indiscriminada por parte do Estado grego...

A Grécia está explorando aproximadamente 500.000 imigrantes ilegais e refugiados, para melhorar o estado miserável da economia. No ano passado, cerca de 140.000 imigrantes cruzaram a fronteira grega em busca de uma vida melhor. A maioria deles vai ser ilegal durante vários anos e tratados como escravos contemporâneos indesejáveis.

Desde 25 de janeiro, 300 imigrantes que trabalham e vivem na Grécia há muitos anos começaram uma greve de fome em todo o país, em Atenas e Tessalônica. Eles estão exigindo a legalização de todos os imigrantes ilegais na Grécia. Sua luta é uma luta de todos os imigrantes, dos trabalhadores e dos cidadãos do mundo.

Na próxima quinta-feira, 10 de março, será o 45º dia da greve de fome dos 300 imigrantes, no entanto, o Estado grego ainda não respondeu às suas justas reivindicações!

Convocamos as pessoas na Grécia e em todo o mundo para realizar no dia 10 de março ações de desobediência civil, em solidariedade com os 300 grevistas. Pedimos a todos que assinalem suas ações ao ponto fraco da Grécia, o turismo: 15% do Produto Interno Bruto (PIB) da nação vem do turismo. De fato, o turismo e a imigração são os dois lados do direito legal da liberdade de movimento.

Nós propomos um alvo fácil de alcançar que pode ser encontrado em quase todos os países: Escritórios de Turismo da Grécia. Podem, por exemplo, se manifestar, bloquear, ocupar, distribuir folhetos, ou executar outras ações criativas do lado de fora, dentro ou perto dos Escritórios de Turismo da Grécia.

Os endereços dos Escritórios de Turismo da Grécia no estrangeiro estão aqui:

http://internezia.net/addresses.html

Se você [grupo, rede, movimento ou organização] não tiver um Escritório de Turismo da Grécia em sua cidade, você pode direcionar suas ações contra as embaixadas ou empresas gregas, ou simplesmente se manifestar em lugares públicos ou nos meios de comunicação.

300 Assassinatos ou Legalização

Mais infos sobre a greve de fome dos 300:

http://hungerstrike300.espivblogs.net

"Todos os imigrantes do mundo"

agência de notícias anarquistas-ana

Seus cachos de seda
são borboletas douradas
brincando na brisa.

Humberto del Maestro

5 de mar. de 2011

[ART] No les sostengas!



Retirado do Blog: http://tintanegraanartchistblog.blogspot.com/